Desenvolver para dispositivos móveis não é mais uma opção. Hoje, há muito mais internautas acessando internet com tablets e, principalmente, smartphones do que há dois anos.
Basta observar pessoas em shoppings, nas ruas, em transportes públicos, em colégios e no seu trabalho - inclusive nos departamentos menos prováveis. É uma verdadeira febre mundial. As pessoas estão trocando efetivamente o desktop e até o laptop por dispositivos bem menores e mais leves, mas que são capazes de navegar do mesmo jeito.
Por isso, para não perder para o concorrente, é preciso criar sites ou apps para qualquer aparelho. Isso significa que, em desenvolvimento, não há apenas três opções – desktops/notebooks, tablets e smartphones - mas sim uma variedade muito maior graças aos smartphones.
O fato é que, independente do tipo de tela, todos esses aparelhos navegam e, por trás deles, existe um grande público para seu negócio. Por isso, é importante não só apelar para um bom web design responsivo, mas para técnicas que permitam ajustes finos para cada tipo de tela e tornem a navegação o mais intuitiva possível.